terça-feira, 20 de maio de 2014

Gartner prevê que conceito de big data vai sumir em dois anos

Consultoria vislumbra morte do termo. Isso, contudo, não significa redução de oportunidades de negócio. Entenda a razão disso




Vivemos a era das novidades efêmeras. Veja bem: nem mesmo atingiu seu pico, a ideia de big data já encontra-se em fase de declínio. Pelo menos essa é a visão do Gartner. “O conceito vai sumir em dois anos”, prevê Donald Feinberg, vice-presidente de pesquisa da consultoria. O especialista afirma que isso ocorrerá quando o termo for assimilado nos discursos e nas ofertas de todos grandes players da indústria de TI. “Será, simplesmente, algo que chamaremos de dados”, vislumbra.
Feinberg vai mais além e dispara: “big data não existe” (referindo-se aos dias atuais). “As empresas não entendem o que é ou como extrair valor disso”, observa, que tem visto seus interlocutores dirigir-lhe questões como “do que se trata?”, “como se usa?” e “que valor consigo a partir dessas ferramentas?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário